terça-feira, 31 de maio de 2011

Se vira ! Aleluia !

  Como são as coisas !!!! Agora há pouco no banho,( enquanto tomo banho, penso na vida também) estava eu lá lavando a cabeça, e eu percebi que meu braço esquerdo não se sustentava mais. Imediatamente, aproveitei-o para segurar na barra de segurança. Nesse momento, meus olhos começaram a arder com o shampoo, até aí são coisas rotineiras de um banho de uma pessoa normal. Só que ao soltar a barra para pegar a toalha e enxugar os olhos, eu "quase" caí dentro do box ! Segurei-a rapidamente e olhos enxutos !
  Não aconteceu nada, eu continuei meu banho tranquilamente e deu tudo certo ! Mas eu fiquei pensando cá com os meus botões (ops, que botões ?) COMO SOMOS ADAPTÁVEIS !!! Enquanto eu lavava a cabeça e percebi que meu braço estava cansado, eu segurei a barra e lavei (e muito bem lavado) meus cabelos com um braço só ! Podia ter caído, mas não caí. Se eu estivesse numa posição de vítima, "aí coitada de mim", certamente teria caído !!!
   Lembrei-me de um vídeo que vi de uma mulher, brava mulher, que teve um filho mesmo não tendo os dois braços ! Ela pega a criança, lava ,troca a fralda, faz tudo que uma mãe zelosa faz e o mais fantástico, com os dois pés !!!
   Já cansamos de ver pintores, pintando com os próprios pés, deficientes físicos, no computador somente com a boca, num simples gesto, eles conseguem ! Como isso ?????
   É o poder que existe dentro de nós ! Não existem limites. Essa é uma palavra que eu ignoro !!!! Cada um sabe dos seu limites, ninguém tem o direito de impôr limites a voçê !
   É incrível a capacidade do ser humano em se superar ! Quando não tem uma mão, vai com a outra, com os pés, se vira !!!
   Essa história do "se vira", pra mim, é um empurrão !!!!!
   Não gosto, quando eu estou sentada e vou me levantar, que venha alguém me dar a mão !!!! Quer me ver brava ? é só me dar a mão para me levantar da cadeira ! Quer me ver brava ? é só vir me dizer que "achou que não era conveniente pra mim". Quem tem que "achar alguma coisa, sou eu". Surpreendi meu marido, quando viajei com minha mãe para fora. Só nós duas ! E fizemos uma ótima viagem ! Sabe por quê ? Porque eu me virei !!! Não fiquei esperando ninguém !!!
 Eu dou o sangue no pilates, faço esse exercício na bola "trezentas vêzes", pra uma pessoa,(por melhor que ela seja) vir me dar a mão ???? Não admito !!!!!!!
   Tudo bem, até entendo que a pessoa quer ser gentil. Entendo que ela não sabe como fazer, que quer me agradar, ajudar. Mas me trate com respeito, me pergunte se eu quero, eu vou agradecer e vou falar a verdade, se for preciso ! Já passei por poucas e boas ! E muitas vêzes, não tinha ninguém perto. Me virei, me levantei e continuei meu dia ! Lógico que não é a melhor coisa do mundo, mas quando se tem uma dificuldade, o ser humano SE VIRA !!!! Isso, faz parte do mundo animal.
   Ando com a minha bengala, lavo a cabeça com um braço só se for preciso, vou ao supermercado, empurro o carrinho. Gente, me deixa !!!! Eu amos todos voçês, mas deixem que eu ainda faço tudo sozinha !
  A melhor coisa que um homem pode ter é a LIBERDADE, até com suas limitações ! Liberdade de ser o que quer ser, liberdade de ir e vir, liberdade de expressão !!!

sábado, 28 de maio de 2011

Amizade !

Preferi hoje, falar de uma coisa ESSENCIAL na vida de uma pessoa ! Ter Amigos !
Ontem a queridíssima Juliana, estaria fazendo 40 anos ! A Marisa, amanhã, completará quatro mêses sem  a sua existência...
    Como são as coisas... já estou falando de duas amigas no passado ! A gente sempre acha que só fala no passado dos avós, dos bisavós, e de repente, alguém que compartilhava a vida com voçê (de uma maneira ou de outra), alguém da sua geração, próximo, NÃO ESTÁ MAIS AQUI !
    Tenho muitas mágoas de mim mesma no "caso Jú". Ela que foi tão próxima, numa época da minha vida que a gente só fazia "ir atrás da felicidade", como se ela fosse um bichinho que escapasse dos dedos ! A gente não tinha noção do quão era feliz !
    Almoçinhos em casa, a gente mesmo fazia. Tudo na cozinha mesmo... Muitas risadas, saidinhas à noite, (naquela época não se falava "balada"), churrasco, viagens com os namorados. Quanta cumplicidade !
    Depois de longa data sem nos vermos, Jú volta ! Estávamos recordando as coisas aos poucos. Eu com as minhas dificuldades, ela com as dela, mas pra sermos cúmplice de novo, "dois palitos" !!!!!! Um belo dia, Patita, outra grande amiga, me liga apressada, Jú estava numa Palestra de auto ajuda e o Plestrante pediu que as pessoas mentalizassem em alguém que precisasse de ajuda naquele momento. Depois disso, tinha que escrever o nome da pessoa num papel e colocar numa urna. Nome, end. etc... Patita :"Lu, corre ! me dá os seus dados a Jú está do outro lado da linha esperando pra colocar lá, ela escolheu voçê" !!!!!!!!
      Eu dei tudo rapidamente e pensei : "depois preciso retribuir a Jú".
      Vida corrida, rotina, filhos, mil coisas a fazer e eu não consegui retribuir. Um dia, fico sabendo abruptamente que a Jú não está mais entre nós. Numa morte besta e trágica, Jú nos deixou como era em sua vida, nos pregando uma peça !!!!
      Fiquei muito mal... Até hoje, falar dela, me cala !
      Com a Marisa, não foi diferente... mesmo sendo TOTALMENTE diferente...
      Mas, em suma, o que eu quero dizer é : Se voçê tem um amigo, dois três, não importa, se voçê os TEM, aproveite os momentos !
      Não deixe passar em branco as oportunidades, não deixe de encontrá-lo, ligue mesmo que voçê não tenha assunto. Invente um assunto, com amigos, não precisa "ter um motivo" para festejar. O próprio nome AMIZADE já incita a isso ! Pelo menos eu vejo assim !
      Não espere o momento certo. NÃO EXISTE MOMENTO CERTO. O momento certo é aquele que quando voçê vê, JÁ DEU CERTO !
      A vida é muito curta, é incerta, é dura, é injusta, mas ao mesmo tempo, ela PODE SER MARAVILHOSA, desde que voçê queira ! Desde que voçê monte sua vida com momentos maravilhosos !
     E isso, no fundo no fundo, TODOS NÓS QUEREMOS !!!!!!!
     Corre pegar o telefone ! Ligue para um amigo !

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Mídia da Ignorância

Mídia da Ignorância
  Absurdo o que foi publicado na Revista Contigo dessa semana. "A tragédia de Cláudia Rodrigues". A atriz da Globo, comediante, uma moça nomal, 38 anos, tentando como qualquer mortal ser feliz ! Foi diagnosticada com Esclerose Múltipla. Saiu na mídia na época com esse título "tragédia". Eles colocam lá : doença incurável, que torna a pessoa cada vez mais fraca, com problemas na fala, motores, e que "pode atacar orgãos vitais" também.
   Absurdo !!!!!!! "Quem" tem esse direito ??????
  Detesto pessoas que brincam de ser Deus. Que ditam uma doença com todos seus sintomas como se tivessem dando uma sentença ! Codenado !!!!!!!!!!!!!!!!
   É assim que uma pessoa se sente quando recebe um dignóstico desses. Pesa na cabeça como se fosse uma sentença : "Você está condenado" !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
   No meu caso, o médico explanou a doença, como se etivesse numa sala de aula, em altos brados, na vibração de um médico que tem um desafio na mão ! e eu ,  um mês antes do casamento, achando que minha vida ia desabar ali !
   Não cabe a ninguém, ninguém mesmo, dizer: Voçê tem isso, isso e aquilo, não pode isso não pode aquilo ! PÉSSIMO !!!!!!!!! Ninguém tem esse direito !!!!
   Certa vez , meu médico me surpreendeu, numa atitude humilde, me contou uma história, de que eu nunca mais esqueci.
   Após terminar um tratamento de quimioterapia em uma paciente com Esclerose Múltipla, ele passou a ela todos os cuidados de que ela "deveria" ter. Um deles era não engravidar de jeito nenhum ! Passado alguns mêses, ela aparece grávida. Ele achou isso uma loucura ! Lembrou-a de todos os riscos de que ele havia lhe alertado ! Ela não falou nada e nunca mais apareceu lá. Dez anos depois, ela marcou uma consulta  e chegou com o filho. Uma lindo menino, saudável e corado de sol ! E o mais incrível de tudo isso foi ouvir o relato do meu médico. Ele dizia:
     - "Como fica a cabeça de um médico ao ver isso" ?
     Ninguém tem o poder de dizer o que voçê pode ou não pode fazer. Não cabe a ninguém querer dar uma de "Deus".
     A  vida é infinitamente cheia de surpresas ! Aliás, o melhor da vida, é saber que o imprevisível pode acontecer. É horrível ter que fazer todos os dias as mesmas coisas, ter que obedecer um prazo, "ter que ter" limites !
    A melhor coisa do mundo é fazer algo que voçê nunca fez ou que "nunca se imaginou" fazendo. Isso é superação ! E superação é VIVER !!!! Só quem vive, experimenta novos sabores, novos lugares, novas situações, novas amizades, novos  amores, novos resultados, novos alcances !!!!!
   É inadmissível alguém lhe impor alguma coisa. Só quem tem esse direito é Deus. Foi ELE que lhe deu a vida, só ele a tirará de voçê !

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Posso estar sendo repetitiva, mas vejo um grande número de pessoas que "nunca" ouviram falar em Esclerose Múltipla. Eu mesma quando ouvi pela primeira vez (1 mês antes do meu casamento), quase caí pra trás !
    Ouço muito falar em "esclerosado", quando querem se referir a alguém que não está mais "batendo bem da cabeça" ou simplesmente esquecido. Pode ser sim ! Por quê não ? A esclerose é como se fosse um deterioramento das capinhas de uma espécie de "fiação" que temos na cabeça (cérebro). Nossa ! Que assustador ! Imagina ter alguma coisa dentro da cabeça ! Estragada ainda por cima ! NADA DISSO !!!!!! Isso não me pertence !!!!
     Passo o meu dia repetindo isso pra mim mesma ! Não, eu não falo sozinha, eu simplesmente, tento provar pra doença que ela tenta, mas não consegue !
     Já escutei inúmeras vêzes: "Mas voçe é bonita"! , "mas voçê é jovem"! "como foi te acontecer isso"!!!!!!
     Oras bolas, eu tenho esclerose múltipla assim como fulana tem diabetes, fulano tem epilepsia,  asma,  artrite...
     O grande engano das pessoas é acharem que quando se tem algo, a gente deve andar com cara de coitada, como se tivesse pena de si mesma. Passo muito por isso...
     E tem também o "preconceito". Esse é o pior !
     Às vêzes escuto: "Nossa ! o marido dela é um herói"!
     Herói por quê ????? Não era pra ele estar comigo ? Ele tinha que deixar de me amar logo que o médico o informou ? (sim, por que o médico quis falar com ele!), um mês antes do casamento ???? Ou no primeiro surto de "casados", quando eu me levantei de madrugada para ir ao banheiro e não conseguia mais andar ! Foram quinze longos dias de tratamento intensivo !
     Ou era para eu estar toda torta, vesga e horrível e deprimente ???
     Por mais que a esclerose múltipla seja uma doença, o que importa é que : "Eu não me sinto doente" !!! Tenho uma doença crônica sim, com os seus picos, com as suas tréguas, com altos e baixos de qualquer situação. "Doença", essa palavra , é um fardo na vida de uma pessoa. Dependendo da pessoa, ela enfia isso na cabeça, de tal maneira, que ela se faz de coitada, ela se faz de dependente, ela própria "se adoeçe". Isso, definitivamente, não faz parte da minha vida. Não faz parte do meu mundo. Aqui, dentro de mim, não há espaço pra esses sentimentos, nunca houve, nem nunca vai haver !
      Fiz questão de colocar em meu mural do facebook, um vídeo que mostra extamente isso.Pessoas normais, com auto estima elevada e que sabem viver e ter vida normal mesmo tendo a doença. Comprovadamente, pessoas assim, vivem melhor !!!!
    O que eu quero dizer é que : DÁ SIM PARA TER UMA VIDA NORMAL, desde que "voçê" se sinta normal !

terça-feira, 24 de maio de 2011

Dia Útil ! Todo Dia !

Meu segundo Dia Útil pós tratamento !
Depois de passar um fim de semana hibernando em minha casa, consegui voltar à ativa aos poucos... quer dizer, ainda estou em processo de conseguir ! Depois que eu pus na minha cabeça de que eu não sou "mulher maravilha", foi bem mais fácil ! Muuuuuuito mais fácil...
   Ontem, segunda feira, fiz tudo que uma mãe faz  normalmente ! Acordei meus filhos às 6 da manhã (morrendo de dó), Marcos os levou,  dei tchauzinho e voltei pra minha cama quentinha !   Assisti um pouco de TV e "tentei" dormir. Ledo engano !!!! A minha cabeça rodava, não conseguia dormir.Fiquei insistindo, o que é terrível.Brigar contra o sono é uma batalha perdida. Tem TV, tem joguinho de vídeo game, tem livro, tem computador, faz outra coisa, mas não luta contra o sono !!!!!! É pedir para ter dor de cabeça.
    Levantei e toquei minha vida devagarinho... Busquei as crianças, filho no dentista, terapia e ufa !!!! Ufa mesmo !!!! Não fiz nada mas parecia que fiz muuuuito. A cabeça ainda rodava, muito frio, corpo rígido, pés formigando ! Claro que também é sintoma do remédio, mas isso tudo, aliado à doença, é muito ruim...
    Cheguei em casa, olhei pro meu marido e falei:
    - "Vou tomar o meu banho, vestir meu pijama e cama" !!!!!!!
    Foi o que eu fiz. Não adianta insistir ! É outra batalha perdida, se eu souber "respeitar" esse momento, é vitória na certa !!!
    Eureka !!!! Hoje acordei como um anjo !!!!
    Nada como uma noite bem dormida !  Acordei outra mulher !
    Fiz as mesma funções de sempre, rotina normal, mas feliz !
    Feliz por ter conseguido fazer meu pilates (com êxito),feliz por encontar uma amiga e tomarmos um cafezinho (e fazê-la feliz), feliz pelo simples ato de buscar minha filha na escola, feliz por delegar funções à empregada... feliz por nada, mas ao mesmo tempo por extamente TUDO ! Sabe aquela coisa de que, A FELICIDADE ESTÁ NAS COISAS SIMPLES DA VIDA ? Hoje eu pude constatar isso !!!!!
    Meu corpo está voltando ao normal, está entrando no prumo...
    A gente só reconhece que tem uma coisa, quando passa pelo risco de perdê-la ! Voçê só reconhece o quanto tem saúde, quando se descobre mortal.
   Aquela história piegas mas muito REAL de que a felicidade está nas pequenas coisas da vida, quer realmente dizer que ESTÁ NAS PEQUENAS COISAS DA VIDA SIM !
   Hoje foi meu segundo dia útil ? NÃO !!!!!!!!!!!!!!!! Eu sou útil !!!!!!!! Todo dia é DIA ÚTIL !!!!!!!!
   Útil pra dormir,útil pra acordar, útil pra não fazer nada, útil pra trabalhar, útil pra fazer ginástica, útil pra descansar, útil pra ficar com os filhos, útil pra sair com as amigas, útil pra VIVER !
   TodoDia é Dia de SER ÚTIL !!!!!

domingo, 22 de maio de 2011

Domingão/Repouso

Domingo é sinônimo de família, descanso, crianças no vídeo game, marido assistindo jogo, preguiça, sono, computador, ler, escrever...
   Seria ótimo se fosse só isso...
   Depois de dar uma de corajosa, tive que recuar... A cacetada foi demais... sempre tem um momento de recúo, mas eu nunca acho que esse momento vai chegar...
   Fiquei hoje tentando me lembrar de como foi minha semana, pra ver "onde eu errei".
   Segunda feira, acordamos, Marcos levou as crianças à escola, fomos para o Hosp. Cinco horas de tratamento, voltamos pra casa, crianças em casa, descansei. Terça feira, não fui ao pilates, mas me dei o direito de ir ao salão. Fiz unha, cabelo, cuidei de mim !
   Quarta feira, mais ação !!! Eu mesma levei as crianças, voltei pra casa, coloquei a vida em dia, depois do almoço Grupo de Oração ! Momento fundamental !!!
   Quinta feira mais pauleira !!! Segundo dia de tratamento. Fiz tudo, saí de lá doida pra comer um japa, fiz o Marcos me levar !!! Depois de cinco horas de tratamento intra-venoso, eu nem sabia se podia ou não ! Só sei que a todo momento, as enfermeiras me perguntavam se "estava tudo bem comigo". Eu não quis nem saber, devorei um pratão de sushi, sashimi e tudo que eu tinha direito ! Queria estar bem para sexta feira ! Casamento para ir, vestido arrumado, cabelereiro marcado, tudo certo ! Por quê não ir ????
    E fui !!!!!!!!!!!!!!!!
    Saímos de lá às três da madrugada !!!
    Começei a sentir o peso de tudo só ontem pela manhã...muita tontura, todos os sintomas aguçados, pés formigando, mãos, vista embaçada, enjoo... Mesmo assim, me arrumei e fui almoçar com as crianças. Foi duro constatar que eu estava errada... ainda não era hora... apostei todas as fichas no meu marido ! 
     Deu tudo certo,mas eu tive que recuar...
    Eu tenho que aprender a me dar um tempo... de entregar os pontos e "respeitar minha inimiga"... Isso não quer dizer "derrota", é só um "contorno", uma trégua. Todo herói precisa de uma trégua, um descanso. É como dar três passos atrás para sair correndo de novo !!!! Sabe aquela preparação ??? É assim que eu vejo tudo isso.
    Tudo passa !
    Vai passar !!!!
    Hoje é dia de Sta Rita de Cássia ! Rogai por nós, rogai por mim !
    Amém !
   

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Alegria !

Alegria, alegria e alegria ! Ah ! E muita vontade de viver !!!!!!!!!!!!!
   Essas foram as palavras de uma velhinha centenária, quando lhe perguntaram qual é a sua fórmula de longevidade !!!
   Eu escutei isso enquanto tomava a medicação... Foram cinco horas... cinco longas horas... mas tudo isso, com muito bom humor !!! Hoje eu estava melhor, não senti dor no peito,(como no primeiro dia), estava mais confiante !!! Nem mencionei isso antes, mas senti sim. A enfermeira me disse que podia ser "angústia", porque do resto, estava tudo bem comigo. Eu pensei "angústia de quê meu Deus" ????
   No primeiro dia, (segunda feira ), eu escutava quase o tempo todo, uma criança chorando... Perguntei à enfermeira o quê acontecia com aquele menino. Pra mim, criança chorando, é medo de vacina, pelo menos é nisso que eu queria acreditar...
   A enfermeira me dise que era um menininho de 5 anos com leucemia (cuja mãe,é médica !). Eu pensei comigo: "Caramba, e esse menino só está chorando de medo da agulha,ele não tem noção do que ele tem" !!!!!!!!!!!
   Fiquei pensando na minha situação... olho pro lado e meu marido sentado lá, com as palavras cruzadas entre as pernas cochilando... Fi quei vendo TV e escutei essa velhinha falando isso. ALEGRIA, ALEGRIA, ALEGRIA E MUITA VONTADE DE VIVER !!!!! Foi uma salada mista na minha cabeça, um confronto de situações. Uma, com vida demais, o menino com vida incerta, e eu com a faca e o queijo na mão. Só posso pensar como essa velhinha !!!!!!!!!!!!!
   Se eu for pensar assim, e eu penso assim, me desculpem , eu não sou o Zagallo, "Mas vcs vão ter que me engolir" !!!!!!!!! Vou viver muito !!!!!!!!
   Eu não tenho uma doença ameaçadora, só me traz algumas limitações e graças a Deus e à minha VONTADE DE VIVER, elas oscilam e muito !!!! Ora eu estou totalmente dependente da bengala, ora estou andando livremente em minha casa e nem percebo !
    Assim, como a minha vida é feita de ALTOS E BAIXOS, A VIDA DE TODO MUNDO é feita de altos e baixos !!!! Eu estava num leito de hospital tomando medicação, no quarto ao lado, um menino de 5 anos com leucemia, na TV , uma anciã dando a receita de sua longevidade ! Meu marido alí ao meu lado ( com mil coisas pra fazer). Que conclusão tirar disso tudo ?????
    Só posso dizer que eu tenho muuuita ALEGRIA, ALEGRIA, ALEGRIA E MUITA VONTADE DE VIVER!!!!!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Segunda fase

  Amanhã, acabo meu tratamento ! Ufa !!!!!
  Quer dizer... "Ufa" mesmo não é... é apenas mais uma tentativa... Mas dessa vez, depois de muitos anos, eu estou tendo boas notícias quando vou ao médico !
  Se bem que quem "faz a notícia", sou eu ! Quem faz acontecer, sou eu. Eu sou a diretora da minha novela, do meu espetáculo. Eu abro e fecho as cortinas quando eu quero... Tá certo que a doença, quer mandar em mim. Mas eu sou teimosa, brigo com ela, discuto, me imponho !!!
   Há momentos em que eu estou me arrumando pra sair, e ela quer me dominar. Eu persisto !!! Aí, sento, penso um pouco, penso até em desistir... mas sabe aquele "drible" que o jogador de futebol faz antes de chegar ao gol, aquele "charminho"

 antes de chutar ???? Então, é exatamente isso que eu faço !!! Nesse momento, é como se eu negociasse com ela, mas eu acabo vencendo !!! Ela pensa que eu tenho medo dela, mas eu apenas a respeito. Respeito sim, a gente tem que saber respeitar nossos inimigos, não é ? Não faz parte da estratégia ? Aquela "enganação", sabe ? A "política da boa vizinhança" !!! Então... é bem por aí !
     E eu, que não sou boba nem nada, aproveito um vacilo dela e continuo me arrumando, até o momento que eu consigo escapar !!!
     É um jogo de pega pega ? É uma brincadeira ? É uma piada ? Uma paródia ? Uma fábula ?
     É o que voçê quiser que seja, é o que voçê pensar... mas pra mim, é o meu grande "desafio" ! Como naquele filme "A Vida é Bela", em que o personagem principal brinca com a própria tragédia ! É bem por aí...
    E é assim que eu vou tocando...
    Amanhã, segundo e último dia da segunda fase do tratamento...
   

terça-feira, 17 de maio de 2011

Eu/Estádio do Garrincha

Kkkkkkkk..... Sabe que eu não páro de fazer essa comparacão ridícula ????
   É ridícula, mas eu me senti "o próprio" na hora !
   Mas tem uma grande diferença nisso tudo ! Enquanto o Estádio "tem que" se derrubado, de qualquer forma, e ele continua lá firme e forte, os meus inimigos naturais (meus anticorpos), vão estar sempre me atacando também. Mas eu não sou uma simples matéria, eu sou racional, e evidentemente, nunca vou deixar isso me acontecer. O contrário de muita gente, que por muito menos se entrega ou fica se lamentando sem nada fazer...
   Nem deveria ter escrito a palavra "evidentemente", porque vejo pessoas por aí, que se deixam derrubar sim ! E o mais lamentável nisso tudo, é a inércia delas !!!!!!!
   Meu Deus ! A vida é curta demais !!! Não é justo, não é certo fazer isso consigo mesmo !!!
   Será que eu sou uma Poliana enrustida ??? Uma "Boba da Côrte" ???? Às vêzes fico achando que sim !!!! Mas quando vejo o retorno das pessoas, fico feliz por saber que estou falando o quê "elas também acham".
   Sobre o título desta postagem, o que quero dizer aqui, é que não existem limites para mim ! Por mais que a minha doença, me dê limitações, e que a maior definição dela é "degeneretiva",(odeio essa palavra), eu NUNCA vou deixar isso acontecer.
   A vida é  já é INCURÁVEL e DEGENERATIVA, um dia voçê adoeçe e morre, ou nem adoeçe e morre, ou se entrega e morre também. Não sei em qual dessas alternativas eu estarei um dia, mas tenho a CONVICÇÃO, que do que depender de mim, enquanto eu tiver forças, vou lutar contra sim ! E lutar pra mim, não é ficar falando o tempo todo dela não ! É pra isso que tenho esse Blog, (falo tudo aqui, desabafo e continuo a viver) pra me ocupar quando noto que quero falar e falar e falar... Mas desligo tudo, e vou viver minha vida ! Vou levar e buscar meus filhos, cuido de mim, vejo as amigas, almoço muuuuuitocom elas, curto meus filhos, marido, e vivo um dia de cada vez !  Nunca sei o meu dia de amanhã, talvez por isso, a minha ansiedade , a minha gana de ser feliz agora !!!
   Ahhhhhhhhhhhhhhhhh !!!!!!!!!! DESABAFEI !!!
   Desculpem o título pífio, reles...mas identifiquei muito com isso, fazer o quê ???

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Primeiro Dia de Tratamento !
    Cheguei ao Hopspital às 10:00 hs. Fomos para a recepção, numa área oncológica. Calma !!!!!!!!! Não é o meu caso, mas de muitas que estavam lá. Ao meu lado, estava sentada uma moça muito bonita, com o marido e folheando uma revista calmamente... Em seguida, entra uma moça (mais nova que eu), com um lenço na cabeça, acompanhada do filho de 16 anos, muito sorridente também ! E todas com aquele olhar de "estamos aqui, vamos em frente"!!!!!!!!!
     Logo em seguida, a moça ao meu lado e eu, fomos chamadas juntas para nos encaminhar ao nosso quarto, separadamente. Foi aí que descobrimos que somos pacientes do mesmo médico, Dr. Dagoberto Callegaro. E da mesma enfermidade. Não aguentamos:
    "Esclerose Múltipla também"? Depois das respostas afirmativas, uma sorriu para a outra e desejamos "Boa Sorte"!!!!
      O meu tratamento começou às 10:30 hs. A enfermeira começou a procurar minha veia (coisa que eu não gosto nem um pouco) e batendo papo comigo, pra me distrair(como se eu não conhecesse essa "tática") .Logo de cara, foi uma cacetada !!! Comecei a sentir "tudo",mas como já havia feito e sei dos sintomas, me calei... Fiquei muito sonolenta, mas muuuuito mesmo. Tentei, relutei, fiquei um pouco acordada com o controle remoto da TV na mão, mas chegou uma hora que não deu mais...
      Eu estava bem "dopada" ! As enfermeiras estravam no quarto, olhavam meu braço, checavam tudo e saiam. Um momento, uma delas, conversando com meu marido e mexendo nos meus remédios, disse:
     -"Ah ! nem me fale ! Até meu cachorro está sofrendo com isso" !!!
     Eu perguntei sobressaltada:
     -"O quê ??? Esclerose Múltipla também"?????? Ela me disse sorrindo, que "estavam comentando do frio" !!!!!! Nesse momento, eu tive uma noção do quanto eu estava "fora do ar" !!!
     O medicamento transcorreu tranquilamente... (para quem estava vendo), pra mim, foi uma pancada !!!!
     Mas como eu "nunca perco a piada", no meio de toda minha "perturbação mental", eu notei que tinha lá uma enfermeira que se destacava de todas, até porque, nem tocava em mim, entrava e saia rapidamente ! Era loura, olhos claros, arrumadíssima, cabelo muito bem arrumado, parecia mais uma chefe de comissárias de bordo. Rsrsrsrsrsr.... Eu perguntei ao meu marido (que estava engolindo a "Palavras Cruzadas"):
     - "Quem é essa aí " ?
     Ele respondeu:
     -"Quem" ?????????
     Fechei meus olhos novamente e entreguei pra Deus ! Kkkkkkkkkkk....... Não estava em condições de nada......
    No "bojo", como dizia minha saudosa amiga Juliana, posso concluir que : Estou firme como o Estádio do Mané Garrincha hoje !!!!! Levou várias detonadas e NÃO CAIU !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    E é isso aí !!!
    

domingo, 15 de maio de 2011

Tratamento

Amanhã ,inicio meu tratamento ! É a primeira fase da segunda vez. Fiz o mesmo em julho do ano passado. Um médico de Campinas me aconselhou e meu médico, sem saber de nada, me receitou. Bingo !!! Não tive dúvidas de que seria "o melhor" pra mim !
    Me senti muito bem na primeira vez ! O médico de Campinas (Dr. César Bertonha, muito bom!), me disse que essa nova droga, tem o poder de regeneração. Claro que eu me animei ! Já o meu médico de SP ( que também confio muito), achou melhor só receitar e "se calar". Já que ele sabe o quanto eu sou ansiosa. Não o julgo por isso ! "Noves fora", passei muito bem nesse período ! Teria que repetí-lo 6 mêses depois, mas como eu estava muito bem, ele achou que dava pra protelar mais um pouco.Claro que aliado ao pilates, minha perseverança, minha teimosia,minha alma ao todo, graças a tudo isso, eu me sinto bem melhor! Quem me conhece bem, sabe o quanto sou "teimosinha"... Agora, 10 mêses depois, vou recomeçar ! Serão dois dias, um no começo da semana e outro no final. Não é um tratamento "punk", embora seja chamado de "quimioterapia".Mas não deixa de ser, um tratamento, agulha na veia, remédios fortes, sono, enjôo e tudo mais que possa me acontecer... Mas faz parte de lutar com "leões" !!! A vida já é uma batalha, o que é uma luta a mais ou uma a menos ?????
    Mesmo assim, com remédio ou sem remédio, com bom médico ou não, tenho que agradecer a Deus PRINCIPALMENTE por tudo que ele me deu de bom, que é o meu caráter ! Sem ele, eu não seria teimosa, eu não seria perseverante,eu não seria nada... Um bom caráter, nessa vida, vale mais que qualquer fortuna, que qualquer carro, que qualquer roupa, que qualquer tostão no bolso... Sem ele, eu seria um ser jogado numa cama,sem filhos , sem amigos, sem nada...sem memória (até literalmente ), sem história...
   Meu caráter também, me ajuda a me compor. A me levantar de manhã, a enfrentar os leões, a ser mais forte, e assim fazendo, sou mais feliz !  Não escondo os meus problemas embaixo do tapete não ! Eu simplesmente os resolvo quando posso e contorno quando acho conveniente ! E sorrir, ah ! sorrir...não  só  é o melhor remédio, é o melhor antídoto, é o melhor antidepressivo, é o melhor tratamento !!!!!

sábado, 14 de maio de 2011

Reinventar !

Sabe aquele dia em que voçê acorda querendo "ser" diferente ?
Esse dia é hoje !!!! Acordei feliz, descansada... Meu pé direito pulava muito (coisas da Esclerose). Não conseguia mais dormir... mas já estava satisfeita ! Pra quê ficar mais na cama ? Até meu pé estava tentando me avisar "acorda pra vida " !!!!!!! Antes, isso era uma perucupação pra mim. Hoje, eu encaro como uma grande brincadeira. Meu pé pulando, é meu despertador !!!
    Eu já estava com essa idéia na cabeça, de me reinventar ! Depois que me levantei, me olhei no espelho e pensei comigo (eu tenho essa mania): Vamos à luta !!!!
   Cheguei na sala de TV, e escutei um delicioso Mãeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee ! era meu filho correndo pra me abraçar !!! Eu pensei de novo: E eu tenho o direito de achar ruim de alguma coisa ???? Que pé, que nada !!!!!!
   Outro dia, na reunião de meu condomínio, onde por um curto espaço de tempo fui sub-síndica (curto, graças a Deus), escutei de um vizinho: "Aqueles canos da garagem estão esclerosados" !!! O assunto em pauta era a reforma que tínhamos que fazer por estar com um vazamento na área. Eu, como sub-síndica, concordei com meu vizinho (lembrando visualmente dos canos apodrecidos), e ao mesmo tempo pensei "esclerosada é a mãe"... Essa palavra assusta, deturpa a pessoa, denegri a alma. Eu não estou "apodrecida", nunca fui e nem nunca serei !!!!!!!
     E é por essas e outras que tenho e com muito orgulho, a vontade de me reinventar ! De estar bem, de me sentir bem, de estar bonita, cuidar do cabelo, cuidar da pele, por uma roupa bonita, não necessariamente de grife, como escutei de uma "infeliz" ontem, mas só por me sentir bem, já é o bastante, já é o suficiente ! Me sentir viva, inteira, de pé, andando com as minhas pernas, com apoio ou sem apoio, mas REINVENTADA !!!! A cada dia "reinventada" graças a Deus, e principalmente, graças ao Deus que habita dentro de mim e me dá essa força !
   REINVENTE sua vida ! Nunca é tarde pra isso !

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Como assim ??????

Sabe aqueles momentos que voçê não sabe pra onde ir ????? Aquelas horas que voçê pensa em fazer uma bobagem ???? Aí, acontece alguma coisa pra "atrapalhar", mas no fim, voçê vê que aquilo que te "atrapalhou"  só te ajudou ????
  Às vêzes , voçê pode ferir alguém, acabar com uma amizade, com um grande amor, por precipitação... no ímpeto , na vontade de falar, de ter razão ! E quando voçê vê,aquilo já foi, voçê já falou, o "leite foi derramado"...
  Isso é muito triste, é  avassalador , é muito triste voçê constatar que fez uma grande besteira.
  O quê fazer ? Pedir desculpas, se recolher , guardar mágoas, ódio ,rancor ? NÃO !!!!!!!!!!!!!!!
  Isso tudo é o jogo do "contar até dez", é a resistência, é a SUPERAÇÃO !
  É difícil, é complicado, é "engolir sapos"...Mas, aí é que está o grande segredo. O de abstrair as coisas ruins, virar a página, ser "voçê melhor". E é tão bom quando se vê que voçê conseguiu ! É tão gratificante... é se sentir com uma "Medalha de Ouro" nas mãos. E se sentir leve, se sentir limpa, com a alma lavada !
  Não conte quantos sapos voçê teve que engolir, conte quantas Medalhas de Ouro tem nas mãos ! E lembre-se sempre que voçê pode ser um Campeão Invicto !!!!!!! Só assim, voçê terá o passe mais precioso para uma vida plena e alcançar a PAZ !

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Saga Parte I


Saga- Parte I
   Tudo começou num verão... Não sei precisar o ano, 93 ou 94. Já estava morando em SP, trabalhando, havia acabado de sair de um relacionamento sério. Foi um momento crucial na minha vida, entre: ingressar na faculdade de Letras ou aceitar uma proposta de emprego, "imperdível" (diga-se de passagem), numa conceituada Indústria de Cosméticos que eu havia recebido. A faculdade podia esperar, já o emprego... E eu precisava dar uma guinada na minha vida. Embora eu amasse a minha cidade-Campinas, chega de Província! Sempre pensei grande, desde pequena. Só podia vir parar aqui mesmo, em São Paulo. Era meu destino.
   Sempre fui muito intensa, romântica, levava tudo muito ao pé da letra. Me arrependo de ter sido tão dura comigo mesma, hoje eu vejo que não precisava, mas a famosa teimosia, sempre falou mais alto. Precisei dar muuuita cabeçada para aprender!
    Estava tomando sol com minha prima, quando comentei com ela: "Tem algo estranho em minha perna esquerda, está dormente".  Era apenas uma sensação. Desagradável, de dormência mesmo, como se estivesse anestesiada.
Voltei para SP e comentando a mesma coisa com uma amiga, essa quis encostar a brasa do cigarro na minha perna. "Se você não sente nada, então não vai doer"!!! Dizia ela, na maior ironia do mundo. Como se eu fosse a Lady Dy fazendo frescura.
  Os tombos eram frequentes. Caía aqui e acolá, como uma pata choca! Minhas sandálias, não seguravam nos meus pés. Era como se eu andasse chutando-as. Uma secretária da Empresa onde eu trabalhava, quando me via passando, me chamava a atenção: "Luciana, o quê você tem nos pés?" -Perguntava ela atônita. E eu dava com os ombros. Eu ia saber???
Começei a comentar com minha família. Eles se preocupavam. Meu pai me levou à um excelente médico, da equipe do Dr. Pagura-Neurologista. Ele me pediu exames de Tomografia. Erradíssimo!!!!! Não se diagnostica Esclerosa Múltipla com esse exame. Mas não o condeno. Eu esbanjava saúde, quem ia imaginar que uma garota como eu tinha isso??? Tanto que, feito o exame, nada de diagnóstico, ele me mandou fazer academia, (coisa que eu já fazia). Voltei com toda a garra!!! Mesmo não aguentando fazer uma aula inteira. As pessoas me achavam preguiçosa. Eu ficava fazendo "pit stop" durante a aula!
Os sintomas continuavam... Certa vez, em uma festa da empresa, numa Convenção, dei uma cambaleada "daquelas"!!!! Meu chefe veio me perguntar "quanto eu já tinha tomado" e, eu nem bebia! Fiquei mal. Péssimo para uma funcionária de uma Empresa daquele porte. Caraca!!!!!!!!!!!!! Eu tinha perdido o equilíbrio, será que eu posso??? Não!!!!!
Para ele, um insensível de marca maior, era mais fácil achar que eu bebi e ponto.
Segundo médico- Um ortopedista, nem me lembro o nome, só sei que era na Vila Mariana. Ele teve a pachorra de perguntar à minha amiga que estava comigo, "se eu era normal", diante dos sintomas que eu descrevi e, nada de resultado nos exames (errados mais uma vez), que ele prescreveu. Um verdadeiro  imbecil!!!
Teve um terceiro- Meu pai me indicou um Clínico Geral. Eu fui sozinha, por ser perto do escritório dele. Saí de lá arrasada. Ele me falou em "tumor na medula", mas já foi me acalmando dizendo que uma simples cirurgia, resolveria tudo. Antes Fosse!!!
Saí de lá aos prantos. Me lembro de ir caminhando na rua e chorando. Chorava tanto que nem os óculos escuros disfarçavam... Dessa vez, o sintoma era na marcha. Eu mancava muito! Exame feito, mais uma vez, nada!!!!!
 Os sintomas eram sutis. Apareciam e desapareciam na mesma rapidez. Duravam em média quinze dias. Mas, o suficiente para atrapalhar a minha vida. Sempre seguido de um estress. Como a minha vida era uma correria maluca, (por conta do trabalho) eu nunca liguei uma coisa à outra.
Adorava meu trabalho, mas me sentia sufocada...

 

Superação

Inicio esse meu Blog com muito orgulho !!!
Orgulho de ser mulher, orgulho de ser mãe, orgulho de mim mesma e acima de tudo, das minhas superações !!!
Meu filho de 11 anos me auxiliou a montar  formar esse blog. Tenho muito orgulho dele ! Obrigada meu filho TE AMO !!!
Minha filha Beatriz é outro motivo de orgulho e superação pra mim. Depois de um diagnóstico de Esclerose Múltipla, 1 mês antes de meu casamento, com um médico cretino me fazendo terrorismo mental,sem perspectivas de ser mãe de duas crianças lindas, hoje posso dizer que SOU UMA MULHER SUPERADA !!!!
Dedico esse Blog à todas as pessoas que se superam a cada dia e principalmente à todas as pessoas que desejam se superar !!! Espero que com minha experìência de vida, nesses meus 41 anos vividos até agora, eu possa ajudar as pessoas em pelo menos alguma citaçãozinha, por menor que ela seja !