quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Dieta Básica-

Uma Dietinha Básica Para os Portadores de Escloerose Múltipla (no caso, eu mesma!)
Lá vai!
 
A dieta sugerida para pacientes com esclerose múltipla é a mesma dieta saudável recomendada para a população adulta normal. Seu objetivo é aumentar os níveis dos ácidos graxos essenciais e da vitamina B12, mantendo ao mesmo tempo uma saudável função intestinal.

- Use margarinas e óleos (p.ex. girassol) poli-insaturados;
  Faço muito isso! Aqui em casa, não entra nada diferente.

- Coma óleo de peixe regularmente, de preferência 2-3 vezes por semana; 
  "Óleo de peixe"????
  Confesso que não...

- Use produtos diários com pouca gordura, p.ex. leite desnatado ou semidesnatado;
   Pouca gordura, tudo bem, mas leite, eu confesso que não sou muito fã. Mas derivados, é comigo mesmo!

- Prefira frango e partes magras de carne.
   Tudo bem, até passa... embora eu não seja muito adepta ao peito de frango... Prefiro o bom e velho frango assado!

- Coma diariamente cinco porções de frutas e legumes, inclusive verduras com folhas verdes escuras.
  Frutas, legumes, ok! Verduras, confesso que não é todo tipo de salada que eu me simpatizo. Frescura, mas estou sendo sincera!!!

- Evite salsichas, bacon, sanduíches do tipo hambúrguer e outros alimentos industrializados com alto teor de gordura animal saturada. 
  Evitar, eu evito. Mas amo essas porcarias!!!!!!!!!!!

- Evite bolos, chocolate e cremes com altos teores de gordura e açúcar;
  Ah... sim. De segunda a sexta, até para servir de exemplo para meus filhos. Mas em época de TPM, não dá!!!!!!!!!

- Coma de preferência alimentos fritos em pouco óleo ou na grelha, assados, no vapor ou fervidos, em lugar dos fritos em muito óleo; 
   Detesto frituras!!!!!
   Ufa!!!! Enfim, dei uma dentro!!!!
  - Coma peixe pelo menos 2 vezes por semana
    Amo!!!! Se eu pudesse, comeria todo dia!
     Grelhado, assado, (frito)... Só não  me faça comer "pirão" e nem "peixe ensopado". Eu e meu
        marido criamos o hábito de ir ao Restaurante Japonês uma vez por semana.
     Sagrado!!!!!!!!
 
- Consuma no mínimo 2 frutas por dia sendo que uma delas seja cítrica
  - Hummmmm.............
    Tomo diariamente, um suco de laranja, mamão, cenoura e gengibre. Tudo bem batido no liquidificador e muito bem adoçado com mel!
   Delícia!!!! Não abro mão! Ah, e tem um detalhe: tem que ser batido na hora!
                                                                                                                   

 - Durante o almoço ou jantar procure consumir vegetais verdes escuros, amarelos ou laranja.
   Tento!!!!! Juro que eu tento!!!!!!! Mas não é todo dia. infelizmente...

  - Evite o consumo de alimentos ricos em açúcar e gordura
     De segunda a sexta, até concordo! Mas no final de semana, eu sou filha de Deus!!!!  

   - Para temperar saladas dê preferência para o azeite de oliva
      Isso sim!!!!!! Adoro uma slada bem temperadinha!!!!!!

    - Consumir alimentos fonte de vitaminas A, C, E, D e vitamina B12, elas estimulam o sistema imunológico e assim podem auxiliar no controle os sintomas mais severos.
      Tudo, absolutamente tudo, que se refere ao sistema imunológico, eu devoro!!!!!
     
      Bom, eu sei que não sirvo de exemplo para ninguém no quesito "alimentação".
      Faça o que eu falo, não faça (obrigatoriamente) tudo o que eu faço.
      Não dá para se superar em tuuuudo!!!! É pedir demais!!!!
      Enjoy!!!









Nenhum comentário:

Postar um comentário