domingo, 21 de outubro de 2012

Manual da Esclerose Múltipla by Luciana



 E por incrível que possa parecer, em pleno século XXI, ainda tem pessoas e (pasme), até médicos, que nem imaginam o que é essa tal de Esclerose Múltipla.
   Postei esse explicativo (tipo pré primário mesmo), para poder explanar melhor. Se bem que, quem me conhece, sabe que eu tiro de letra tudo isso-pelo menos tento!
   Fiz esse "manual", para poder passar melhor o que eu sinto e como driblo essa tal de Esclerose Múltipla.
   Não sei se dá para entender bem, mas, vamos lá!
   Falta de Coordenação Motora
   Aff... o quê é isso???
   Não acontece com todos e não é sempre!
   Sabe aquele simples gesto de levar o sorvete de casquinha à boca? Ainda mais aquele sorvete, que está  delicioso, e você quer cada vez mais degustá-lo? Então, às vêzes, no afã daquela gula, a gente se perde um pouco e acaba enfiando na testa. Isso mesmo que você leu!                    Muitas pessoas tem dificuldade para abotoar a camisa, escovar os dentes, fechar o sutiã... Faz parte... Já me aconteceu sim.
  O meu segredo é fazer tudo isso com muita calma. Sem atropelos! Senta, relaxa, respira fundo e "filtra de novo".
  Tudo acaba dando certo!
  E lembre-se: A ordem dos fatores não altera o produto.
  Não importa como você fechou aquela camisa linda que está vestindo!
  Vertigem
  A vertigem nos acompanha. É como se estivéssemos constantemente com uma labirintite do bem. Sim, do bem porque não é exatamente igual a ela.
  Suportável!
  Dor facial
  Jump!!! DESCONHEÇO. Não sinto isso. Novo na minha concepção!
  Dormência
  Ah... Essa é minha companheira de todas as horas... Estou literalmente baseada nela.
  Não sinto a planta dos pés. Louco né!!! Mas é verdade.
  Por isso trato muito bem os meus pés. Estou sempre com sapatilhas confortáveis e faço o meu bom e velho "escalda pés" (coisa da vovó), todas as noites.
  É um grande alívio! Existem produtos específicos para isso e depois, um bom creminho ajuda a descansar os pés. Se for esfoliante, melhor ainda. Enquanto os enxugo, vou massageando.
  Super Recomendo!!!
  Ah! E por quê não, cuidar  das pernas também? depois do banho, um bom hidratante no corpo faz um bem incrível!
  Perda de visão
  Graças ao bom Deus, nunca passei por isso. Mas confesso que minha vista fica um pouco turva quando estou estressada.
  Passa a vez! Vou pensar nisso quando acontecer. Pra quê sofrer de antecedência???
  Perda de audição
  Já tive uma vez sim. Vocês podem me achar maluca, mas sabia que pode ser tranquilizador???
  Pude constatar que: O quê os ouvidos não ouvem, o coração não sente. Por incrível que pareça, eu deixava de implicar  com as coisas, não ouvia mesmo...
   Pode reparar num velhinho sentado num banco de praça, como ele fica calmo...  O trânsito bombando, buzinas por todo lado! E ele lá, na mais santa calma. Vivendo o mundo dele. Não escuta, logo, não reclama, logo, não retruca, logo, fica mais calmo... Simples assim!
   Dor nos braços. Não sinto dor! As pessoas me perguntam muito isso, se eu sinto algum tipo de dor. Não, não sinto mesmo. Sinto sim uma fadiga  f.d.p. (com a sua licença), mas acho que um portador  de "em", tem o direito de chamar a doença do que quiser.
  Desequilíbrio
  Ah... Agora sim, agora, está falando a minha lígua mesmo!
  Está aí o grande motivo de eu usar uma bengala!!!!!!!!
  Se bem que, em casa, já pratico muito o exercício de não usá-la. Pratico tanto que às vêzes, me pego chamando o elevador para sair, sem ela! Esqueço simplesmente!
  Quem sabe um dia eu a deixo de vez!
  Bom, eu fiz um pequeno apanhado do que é e o que causa a E.M. Por isso, ela é chamada de múltipla. E olha que não estão tooodos os sintomas aqui.
  São sintomas diferenciados e que pode mudar de pessoa para pessoa. Dependendo do clima, do Estado onde vive, das condições físicas, peso, etc... Enfim, inúmeros fatores.
  Mas tem um fator que só depende de mim.
  A auto estima!
  Não deixo a peteca cair.
  Mantenho a minha lá em cima. Me cuido, me trato, me amo! E assim, nessa toada, consigo abreviar e muito os meus sintomas e (por que não?), um dia, me tornar assintomática!!!!
 
 

Um comentário:

  1. Maravilhoso Lu!!!
    Da ânimo ver como você encara o que deveria ser chamado de "problema", mas que para você, parece mesmo que não é, do jeito que você lida com ele!!
    Parabéns e vai fundo, não deixa de escrever não por que você o faz muito bem!!

    virei leitor!!

    beijo grande,

    Kiska

    ResponderExcluir