sábado, 24 de agosto de 2013

Apenas eu!

  Adoro mostrar esses "contrastes"!!!
  Nesse caso, eu montei. Mesmo no leito do Hospital, eu consegui (com uma mão só), fazer essa demonstração do que estava sendo minha vida naquele momento.
  Morro de medo de perder veia. Já é difícil de achar. Minha veias se escondem, as enfermeiras penam para pegar. Momento tenso esse, fico irritada. Já cheguei a brigar com uma enfermeira novata que estava me fazendo de cobaia. Não gosto disso. Sou cagona nesse sentido. Sou forte pra muita coisa, mas nesses momentos, fico totalmente vulnerável. Sempre foi assim!!! Depois que pegou, fico com o braço totalmente paralisado, mesmo a enfermeira toda hora me dizendo que eu posso mexer.
   Incrível, mas lá eu consigo ficar pensando na vida e me vem um monte de coisa na cabeça... Das minhas lembranças, dos momentos bons que já vivi, do que eu escuto no corredor do hospital, (que nem sempre é coisa boa), ouço pessoas chorando, vejo pessoas carecas, com lenço na cabeça... Fico divagando num mar de recordações boas e ao mesmo tempo se chocando com o meu presente...
   Tive a ideia de pegar no meu celular! Queria registrar aquilo tudo.  
   Meu marido me chamava de louca! Me mandava  "largar" o celular. A enfermeira então, entrava para me dar alguma medicação e eu lá, piscava para ela e dizia: "Só um minutinho, já estou acabando". E meu marido bravo comigo! "Você aí tomando na veia e não larga esse celular"??? Dizia ele eloquente (como sempre). Tá, entendo, ele fica nervoso. Eu apago muito fácil com essa medicação toda e ele que fica lá, vendo se tá pingando ou não.
    Pronto! Postei no Instagram!  Pra quê? Assustei as pessoas,  juro que não era  a minha intenção. Eu só queria mostrar a realidade da vida, pelo menos da minha. Tipo dizendo: Essa vai para quem fala que a minha vida é fácil. Só vê o que eu tomo! mas os tombos...
    O que eu estava fazendo, era nada mais nada menos do que valorizar o que eu tinha vivido e mostrando para mim mesma como a vida é cheia de altos e baixos.. Somente isso... E, principalmente, desejar estar naquele momento da primeira foto de novo, cada vez mais e mais!
     Na primeira foto, estávamos num badalado Shopping de SP almoçando felizes, (mesmo já sabendo que no dia seguinte começaria o tratamento), mas eu estava lá, eu passei por aquilo e gosto de lembrar! Talvez por isso eu insista em viver tudo que me aparece de bom na vida. Isso, nos alimenta, sabia?

Na segunda foto, estávamos  num Restaurante bacana comemorando o mesmo (Rsrs... tudo é motivo para comemorar, já que as outras não puderam ir ao almoço) aniversário da mesma amiga e, no dia seguinte, no leito de um hospital tomando medicação NOVAMENTE, para sustentar a minha saúde, sendo que, o que eu estava fazendo na noite anterior, não deixava de ser a mesma coisa, mas em outra versão.
      É de pirar não é?!?!?!
     A única que passa por um "perrengue" de saúde, da turma, sou eu. Mas, de saúde, porque perrengues, todo mundo passa.
     Não sou melhor nem pior que ninguém. Apenas eu!



   A minha vontade de me expressar é tanta que eu consigo achar inspiração nos momentos, digamos, nada agradáveis. Talvez seja porque nessas comparações, está o real significado da vida, explicando que  tudo tem um "porque" e que tudo acontece no momento certo, na hora certa e, no seu devido lugar- coisas que a gente não vê, ou que não quer enxergar..
   Eu, nessas fotos, consegui resumir tudo que eu estava sentindo... Que não se deve desprezar os bons momentos, ou que não se deve menosprezar os bons momentos, mesmo não desprezando-os, às vezes, a gente cai fundo numa situação, mas não sabe valorizar. E quando se vê já passou e vem aquele velho bordão de que; "era feliz e não sabia". Penso muito assim! Não quero mais isso para minha vida. Não gosto mais de ter que pensar assim.
    Agora, sou feliz e sei!
  
  
 
 

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Tudo junto misturado!

      Acredite se quiser, adoro fazer um "antes/depois" da minha vida. Comparações mesmo!
     Já havia postado antes, mas agora, como já passou muito tempo também, resolvi "explicar" melhor os sintomas da EM.
     A Esclerose Múltipla, como qualquer doença oportunista, não podia deixar de ser safada também! Logo, a própria pessoa que a tem , no caso eu, acabo entrando de gaiato no navio...



    Inacreditável (ou não), eu com todos esses sintomas, subi nesse cavalinho de carrossel. Claro que não foi sozinha! Teve a ajudinha de um indiano que lá trabalhava. O moço, muito sem graça, (não sabia onde me pegava), demorou a me tocar. Eu fui logo dizendo a ele. Pode pegar no meu quadril, eu estou autorizando. "Ou isso, ou eu vou para o chão, entendeu"????? Ele me obedeceu incontinente! Kkkkkkk......... Foi muito engraçada a expressão nos olhos dele!
       Depois, para descer, bem, para descer, eu nem me lembro como foi. Se não me lembro, é por que acidentes não aconteceram.




   Fiz questão de postar os sintomas aqui, para que vocês leitores ou até mesmo portadores de EM também (que não tenham coragem ou não querem ter), possam fazer uma "idéia", do que é sentir todos esses sintomas ao mesmo tempo, (sim porque, eles às vezes se revezam, mas às vezes também, atacam de uma só vez, tudo junto misturado, sem dó nem piedade) e, poder viajar, passear, brincar,  fazer tudo que qualquer mortal faz e que queira fazer.  E, poder zombar e dar "uma banana" à EM, como bem demonstra na primeira foto!!! Aliás, essa foto, de toda minha vida (pós EM), é a que mais gosto, a que mais me representa. Quem me conhece sabe do que estou falando.
   Fácil não é. Mas basta querer!
   
   Não precisa ser num carrossel de Paris, como esse, mas pode ser em qualquer lugar do mundo.
   A bengala??? Rsrsrsrs..... Meu truque! Está escondidinha atrás de mim. Ela não precisa aparecer, (sem querer desmerecer a coitada), mas só de me apoiar, já está de bom tamanho. 
  
Assim como a tristeza, a felicidade, chega de repente também. Tire proveito da vida, se não, ela é que tira de você!  

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Comer rezando!

 
   Aprendi  a  ficar atenta aos alimentos  com o passar do tempo. E nem posso dizer que foi a EM que me deixou assim, acho que foi a maturidade mesmo!
  Com a idade, você vai aprendendo o que pode o que não pode comer. Tá, não precisa ser com a idade, existem adolescentes e até crianças com problema de obesidade e que tem que se "policiar" para comer, (acho triste, mas é fato).
   Eu posso dizer que fui uma criança e adolescente feliz nesse sentido. Comia de tudo, abusava, não tinha grandes problemas com o peso.
   Com o tempo, você descobre que não é bem assim. O corpo muda, os hormônios! E, quando se tem uma doença crônica, aí é que você tem que estar atento aos alimentos.
   Assistindo um programa semana passada, em que o médico endocrinologista Alfredo Halpern estava, (fiquei apaixonada por ele), pude ver o quanto é importante a gente saber o valor nutricional  dos alimentos. Não somos mais crianças. Às vezes, sabendo comer, você troca facilmente, por uma medicação.
    Como a EM, é uma doença (além de morfética), oportunista, devemos saber nos alimentar e, sobretudo, tratar bem o nosso cérebro.
   Então vamos lá aos alimentos e seus benefícios:
   - Grãos integrais: Além de melhorar a memória, faz um bem danado ao funcionamento do nosso metabolismo. A EM não gosta de intestino preso, (acho que já falei isso aqui no blog).
   - Ovos: Faz bem à memória (ótimo para nós), concentração e energia. Esse último nem preciso falar, né! Energia é tudo que precisamos. Abuse dos omeletes! Tenho uma receita ótima com queijo gorgonzola!
   - Oleaginosos: Encontramos nas castanhas, nozes, pistaches e amêndoas, acho que não esqueci mais nenhum. Adoro! Além de saborosos, melhoram o humor, faz bem para o coração. Hummm... com um prosecco então! 
   - Frutas Vermelhas: Nada como uma boa salada de frutas vermelhas ou até mesmo um suquinho. Melhora as funções cerebrais e  é tudo de bom!!!
   - Sementes: Como a semente de aveia, soja, trigo, linhaça. Melhora o humor e a função cerebral.
     Reza a lenda que, as sementes são reservatórios da vida. Da mesma forma como repousa no sémen um ser humano, em uma semente, adormece uma árvore, um arbusto. Cada variedade, conserva em si a matriz vital completa de uma determinada planta: seu código genético, sua essência e sua vitalidade. Em  cada semente, está toda a aposta de continuidade de uma determinada espécie, e nela a planta deposita o que de melhor. Louco isso, né! É até meio poético, mas imagine o que faz no nosso organismo! Abuse da linhaça nos sucos e, a soja fica muito apetitosa feita como um feijão. Simples e mega nutritivo.
   - Salmão: Melhora a concentração e memória. Maravilha!!! Sou fã!
   - Abacate: Melhora o funcionamento do cérebro mas cuidado, pode engordar e muito. Coma com moderação.
     PS. Não deveria falar, (pura safadeza minha!), mas batido com leite condensado, é de comer rezando-não está mais aqui quem falou.
   - Tomate: Melhora a função cerebral e dez entre dez brasileiros amam, nas saladas, nos molhos, etc...
   - Repolho Roxo: Os alimentos de cor roxa possuem uma substância chamada antociacina, que protege nosso corpo contra infecções (falou comigo!), combate os radicais livres, afasta tumores, doenças vasculares e até contra obesidade.
     PS. Para quem faz uso de cortisona, uma ótima dica!
   - Espinafre: Rico em ferro, quer melhor que isso?
   - Chá Verde: Além de ser bom para memória, a erva desintoxica, desincha e ajuda a queimar gordurinhas. Olha a cortisona aí de novo!!! 
  - Banana: Bom para o humor. Minha amiga de longa data! Amo banana, doce de banana, bolo de banana e vai ver que é por isso que sou tão de bem com a vida! Rsrsrsrs...
   Bom, sintetizando, é fácil viver bem com a sua saúde e  o melhor; não mexendo muito no bolso. Além de quê, esses alimentos, não são só para os portadores de EM não, vale para qualquer um.
   Corre para a feira!
          
   

domingo, 18 de agosto de 2013

Momentos Felizes!!!


  Se a vida é feita de "momentos felizes" e, a EM é combatida com "momentos felizes", eu posso dizer que me sinto curada nesses "momentos felizes" também!
  Não podia deixar de dizer de como me senti no Dia dos Pais!
  Claro que eu estava feliz! Mais um ano que eu passo com o meu pai, (depois de dois infartes ou, "um enfarte e meio", como queira...).
  Além de eu estar feliz em poder proporcionar um almoço para ele na minha casa, momentos como esses, eu nem me lembro de que uso bengala para caminhar.
   A superação, além de ser minha, é dele também. Talvez ele nem se dê conta disso, ou nem perceba de que está, eu diria, "na base da superação"...Talvez nem se dê conta, do quanto eu me lembro disso, e acabo nem me lembrando de mim... 
   Almoçamos em casa com a família toda, irmã, irmão, madrasta, marido, filhos e até minha mãe! Pasme, mas ela participa sim, em todos os anos, desde que meu avô se foi dessa para melhor...
   Caprichei no cardápio, (convoquei uma boa cozinheira), decoração da mesa feita por mim (a parte que eu mais gosto), e tivemos um dia maravilhoso!
   Obrigada meu Deus por ter meu pai ainda comigo e por toda minha família maravilhosa, que só me faz  sentir melhor e com a sensação de estar curada!
   A EM, não deixa de ser a doença das sensações! "Sensação"- do verbo sentir. Por isso sentimos; dormências, formigamentos, mal estar, tonturas... Mas quando estamos bem (felizes), não há sintoma que fale mais alto.
 

   Que minha vida seja repleta de bons momentos!
 

domingo, 4 de agosto de 2013

Amo muito tudo isso!

 
   Ok, ok, ok,  definitivamente não nasci para não fazer nada da vida! Me cansa também essa vida de "ficar me poupando das coisas". Nem tanto o céu, nem tanto a terra.
   Essa semana, depois de uma grande temporada de ostracismo, algumas frustrações, eu acordei cedo! Ufa!!!!!  (quem diria que eu ia pensar assim um dia???).
   Acordar não é bem a palavra, eu me levantei cedo. A vida parece que funciona melhor, o corpo, a mente, tudo!
   Aproveitei e fiz um montão de coisa que nunca dá tempo.
   Emendei uma coisa na outra! Às vezes, e (muitas vezes isso acontece), eu quero viver mil dias em dez, dez dias a mil, sabe! no fim do dia, estou um trapo, mas satisfeita!
   Sexta feira foi um dia assim. Depois de tudo que eu fiz, ainda cheguei em casa e meu filho estava com dois amigos. Meu marido foi comprar umas pizzas e eu coloquei a mesa. Jantamos e "eu mesma", fiz questão de serví-los, todos !!!
    Depois do jantar, (eu tinha uma sobremesa aqui , que tinha que ser servida quente), esquentei uma a uma e os servi.  
   Amo muito tudo isso! Minha funcionária, (que de sexta à noite ainda está aqui), tratou de arrumar o quarto para os meninos e eu fiz questão de cuidar deles. Mesmo ela me dizendo; "deixa que eu faço, D. Luciana"! Não, eu não quis. Faz  aí que eu faço aqui, (pensava). Em outros tempos, deixaria tudo isso para ela!
   Nuncaaaaa faço isso! Mas estava me sentindo bem! Cansada, mas feliz. Acho que essa disposição se atribui à sensação de estar fazendo algo para alguém, cuidar da família, da cria.
   Gozado, né! Quanto mais o tempo passa e vamos envelhecendo, o normal é a gente querer fazer menos, querer mais "mordomia", mas no meu caso, parece que a corrida contra o tempo e está invertendo um montão de coisas.
    Não quero me acostumar assim, estagnar na vida, (embora já esteja acostumada). Quero me desvencilhar das correntes que seguram meus pés, imaginárias eu sei, mas as correntes imaginárias são as piores...
    Quero lutar contra a fadiga, contra os formigamentos, tonturas... Um sintoma aqui, outro sintoma ali... Nada novo, mas incomodando, como sempre!!!
    Já que eu já me acostumei com essa batalha, (não tem jeito) então que eu saiba conviver e dar uma trégua quando necessário também, é claro!
    Minha funcionária não fica mais nos fins de semana, isso é fato! Maldito PEC das Empregadas Domésticas!!! No começo, eu achei que minha cama ia ficar o fim de semana todo sem arrumar. Quem disse??? No primeiro dia, eu só estiquei as cobertas. No segundo, caprichei melhor e joguei as almofadas por cima... Agora, rsrsrsrsrsr... agora, arrumo-a toda! Tá certo que quando eu acabo, parece que caminhei o quarteirão todo, mas... Satisfeita, esse é o trunfo!!!
     O que eu tô gostando, (sempre gostei), é de lavar louças. Além de estar exercitando as mãos, é uma coisa que eu gosto.
     Acho que já falei isso aqui. Mas o que quero dizer é que, (sem querer ser repetitiva), como diz aquele velho ditado, "o trabalho enobrece o homem".
     Então tá, estou me tornando nobre! Menos mal!