sexta-feira, 19 de julho de 2013

E, enquanto a cura não vem...

   Como sou teimosa e, não sei ficar parada, fico aqui com minha cabeça saindo fumaça, tentando arquitetar algo para fazer... Curso de pintura? Já faço! Pilates? Condição "sine qua non" já faço também (jump!), Almoçar com as amigas? Sempre que podemos, afinal, cada uma tem sua vida, seu marido, namorado, noivo, filhos... Viagem? Nada programado.
   Ficar parada em casa nem pensar!!! Já falei: "para eu dormir à tarde, ou estou doente, ou impossibilitada de andar" Longe disso!!! Bom, tudo bem que pode ser um domingo frio e chuvoso combinado a um bom filme, (um brigadeiro de panela também...) aí qualquer mortal tem direito. Tá , sendo assim, me permito.
   Bom, sem mais delongas, pensei; "vou fazer um curso"!!! Curso de quê? Para quê???
   Não é novidade que "eu sou fresca". Quem não me fala, me acha! Tá, tudo bem, "jump" também. Afinal de contas, é problema meu. Me acho mais perfeccionista do que fresca. Se é que tem alguma diferença.
   Comentei com uma amiga e ela  logo foi vendo um curso de etiqueta para eu fazer -"Lu, você tem tudo a ver com isso", disse ela. Tá, também acho. Mas acima de tudo, frescuras à parte, eu gosto de uma boa educação, de "gente" mesmo.
   Cumprimento todos os dias, o motorista da minha vizinha, na garagem do meu prédio, (um senhor humilde e trabalhador) e, pra mim, ele é um Lord!  Educação não tem nada a ver com classe social, por favor!!! Veja o Lula!!!!!
   Porteiros, faxineiros, etc... todos recebem o meu sorriso e minha saudação de Bom Dia! Falando sério, é bom cumprimentar as pessoas com um sorriso. Até os mais carrancudos, acabam me cumprimentando. Com um ar de curiosidade, mas cumprimentam. E eu fico satisfeita de ver que consegui arrancar um sorriso daquela cara feia. Isso é muito bom! E, acredite, volta para você!  Pra mim, ninguém é invisível.
   Dias desses, cumprimentei minha vizinha (que acabara de perder a mãe), dei os meus pêsames e como o elevador ainda estava longe do destino, nos prolongamos. Quando perguntei a idade da finada e ela me respondeu sentida, que a mãe tinha 80 anos, eu ainda completei com um: "Que nova"!!!! (minha avó tem 90). Ela me olhou assustada, mas entendeu o que eu quis dizer... Espero! Mas sou assim, até de um assunto triste, quero agradar, (sinceramente, não sei se fiz a mulher chorar mais quando entrou no carro), mas tudo bem, jump de novo!
   Bom, voltando ao assunto, lá fui eu para o curso de Etiqueta. Uma Dama da alta sociedade, toda tarimbada no quesito luxo e sofisticação, mas zero de educação!!!! Acredite!!!!
   Uma mulher que não sabe nem passar o próprio endereço, só sabe falar: "Querida, eu moro na frente da casa do Roberto Carlos"!!! Hã, e daí???? "Meus filhas são casadas com milionários"!!! E??????? "Meu pai era isso, meu padrinho era aquilo"!!! , ai pára tudo, só de lembrar me dá náuseas... E eu me vi sentada lá, com uma prancheta na mão, anotando todas as babaquices que ela falava. Aula mesmo, foi totalmente descartável, pois minha mãe (que estudou em colégio de freiras), me ensinou tudo que aquela figurinha patética, (que estava recebendo uma boa quantia em $$$, uma condição dela), me ensinou. Sem contar que eu também estudei no mesmo colégio.
    Primeiro dia de aula concluído, parti para o segundo. Afinal de contas, o dia estava ensolarado, não queria ficar em casa, e já havia me comprometido com a fofa!
    Ela me recebeu em seu "mausoléu", (sim, porque era isso que parecia), com os sofás velhos cobertos com almofadas, no melhor estilo Luís XVI. Nossa! Que chic!!! Teia de aranha atrás da porta do lavabo (chic também???), ela começou com uma aula de Queijo e Vinho. Ótimo! Adoro! Mas nada foi novidade para mim. E disparou a matraca: "O queijo se serve assim, o vinho assado"... E eu pensando comigo: "O quê estou fazendo aqui"????? Aonde eu vim parar???? A vontade que eu tinha era de esfregar uma torta na cara dela, assim como aqueles reacionários fazem com as autoridades idiotas, sabe???
    Sem mais delongas novamente, noves fora, foi tudo péssimo. Perdi meu tempo e dinheiro, o que foi pior. Mas, vivendo e aprendendo.
   Pude concluir com isso que, dinheiro e status não fazem uma pessoa. Vou continuar cumprimentando o meu querido vizinho/motorista (que dá um baile de educação nessa senhora) e se um dia eu quiser, dou aula de etiqueta muito melhor que essa pessoa falida e mal vivida, que pensa que sabe das coisas.
   Sou uma pessoa antenada, observadora e, acima de tudo, somado ao meu estilo de vida, (e vivência até o momento), consigo muito bem me virar como sou, e está ótimo assim, pelo menos pra mim, e isso já basta!
   Me viro com minha doença, faço nó em pingo d'água e isso pra mim, vale mais que qualquer curso de boas maneiras, pois mais difícil é fazer um curso boas atitudes perante os percalços que a vida te pega de surpresa. Isso, só a vida ensina e, não tem dinheiro que pague.
    Não desisti não!
    Bora partir para novos cursos, novos desafios, afinal de contas, cabeça vazia, oficina do d...
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário