domingo, 4 de novembro de 2012

Se correr o bicho pega...

Cannabis x Esclerose Múltipla


   O uso medicinal da Cannabis hoje é permitido em alguns estados americanos e em países como Holanda e Bélgica, para aliviar sintomas relacionados ao tratamento de câncer, AIDS, esclerose
múltipla e síndrome de Tourette (que causa movimentos involuntários). Muitos oncologistas
e pacientes defendem o uso da Cannabis, ou do Δ9-THC (seu principal componente psicoativo),
como agente antiemético mas, quando comparada com outros agentes terapêuticos, a Cannabis tem um efeito menor do que os fármacos já existentes. Contudo, seus efeitos podem ser aumentados
quando associados com outros antieméticos. Desta maneira, o uso da Cannabis na quimioterapia pode ser eficiente em pacientes apresentando náuseas e vômitos, sintomas que não são controlados
com outros medicamentos.
   Surreal né!!!
   Deixei esse post para o final de propósito. Que eu saiba, não existem mais tratamentos alternativos.
   Difícil imaginar como um portador dessa moléstia (como dizia minha querida avó), pode se dar "ao luxo", se é que eu possso chamar assim, de fazer seu tratamento com uma, digamos... droga! Mas se parar para pensar, como se chama mesmo o lugar onde se vende remédios??? DROGARIA!
  Sim, a maconha é isso e sobretudo, ilícita. Eu posso sentar no sofá da minha sala, e acender um cigarro de "cannabis" na maior tranquilidade do mundo? Claro que não! Ou... claro que sim, a casa é minha!
    Me desculpe, mas meus princípios não me deixam.
   Mais do que um problema social, o uso alternativo desse tratamento me incomodaria muito. Não me vejo usado-a. E olha que já tive inúmeras oportunidades, antes da EM. 
    É estranho ver como tem coisas que nos impedem de transgredir. Certinha demais??? Pode ser... E mesmo assim, será que o certo é ser "certinha"?
    Tenho outros tipos de defeitos, de "escorregões", mas esse, digo com toda convicção, que até o momento exato, não desce.
   No auge dos meus quinze anos, certa vez, eu e uma amiga, inventamos de fumar um cigarro. Cigarro sim, desses absolutamente normais, por favor!!! Fumamos trancadas no quarto, como se estivéssemos cometendo um crime hediondo. Ela, fumou numa boa! Eu tossi, engasguei, fiquei roxa, vermelha feito um peru, senti falta de ar, calafrios, arrepios, tudo!!!! Corri para o banheiro, lavei bem o rosto, as mãos os braços (até o cotovelo), escovei os dentes, passei perfume, peguei até o laquê da minha mãe para passar no cabelo, numa busca insensante de tirar aquele cheiro horrível. Tamanho medo de ser descoberta, cometendo aquela "barbaridade". Sim, pra mim, era isso! Um crime mesmo!!!
   Mas não foi só isso que me fez decidir que nunca seria uma fumante. Não gostei, simplesmente isso.
   Nunca escapei de ter amigas queridas e fumantes... e também nunca deixei de ser amiga de alguém, só porque fumava cigarro.  Namorados então, quase todos fumavam. E por fim, meu marido; fumante inveterado!!!  Mesmo repudiando, o cigarro me persegue, fazer o quê??? Para afirmar ainda mais que "os opostos se atraem". Uma luta eterna...
   Sou totalmente contra  drogas, mas especificamente esse assunto, me intriga muito. Imagine uma pessoa, com os seus valores éticos totalmente plenos, ter que partir para isso!
   Digo mais, no Brasil, está longe da Cannabis ser legalizada, muito menos para fins medicinais.
   Pra mim, seria maravilhoso me livrar do meu velho amigo Rivotril. Sim, já que tenho também essa  esquisita Síndrome de Tourette (um dos sintomas da EM).São espasmos musculares. Movimentos invonluntários. Um porre!!!!!!!!              
    Dependendo da semana estressante ou não, da época do mês, vez ou outra esse Tourette me acorda de madrugada, me fazendo levantar. Dou uma volta na sala, me alongo um pouco, tomo uma aguinha. Já fui até arrumar gavetas para esse Tourette me deixar em paz. Uma hora ele vai, custa, mas vai, dando espaço novamente a Morfeu e assim, consigo ter um sono profundo novamente.
    Desesperador mesmo, é quando ataca de dia. Não é sempre, mas pode acontecer sim. Principalmente quando eu cruzo as pernas (e é quase sempre). Eu, que já sou "macaca velha", já sei como lidar...
   E com isso, vou passando os meus dias. Um bom, outro ótimo, outro mais ou menos. Um mix de sensações; formigamentos, dormências, fadiga, etc...
   O importante é sempre estar seguindo em frente... Seja como for...
   Enfim, acabaram-se as opções.
   Em suma, ou você toma vitaminas D, ou voçê fuma maconha, ou toma picadas de abelha, ou (como eu), faz o tratamento convencional.
   Se ficar o bicho pega, se correr, o bicho come... Como em tudo na vida!
  






 
 
 
 



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário