segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Comer rezando!

 
   Aprendi  a  ficar atenta aos alimentos  com o passar do tempo. E nem posso dizer que foi a EM que me deixou assim, acho que foi a maturidade mesmo!
  Com a idade, você vai aprendendo o que pode o que não pode comer. Tá, não precisa ser com a idade, existem adolescentes e até crianças com problema de obesidade e que tem que se "policiar" para comer, (acho triste, mas é fato).
   Eu posso dizer que fui uma criança e adolescente feliz nesse sentido. Comia de tudo, abusava, não tinha grandes problemas com o peso.
   Com o tempo, você descobre que não é bem assim. O corpo muda, os hormônios! E, quando se tem uma doença crônica, aí é que você tem que estar atento aos alimentos.
   Assistindo um programa semana passada, em que o médico endocrinologista Alfredo Halpern estava, (fiquei apaixonada por ele), pude ver o quanto é importante a gente saber o valor nutricional  dos alimentos. Não somos mais crianças. Às vezes, sabendo comer, você troca facilmente, por uma medicação.
    Como a EM, é uma doença (além de morfética), oportunista, devemos saber nos alimentar e, sobretudo, tratar bem o nosso cérebro.
   Então vamos lá aos alimentos e seus benefícios:
   - Grãos integrais: Além de melhorar a memória, faz um bem danado ao funcionamento do nosso metabolismo. A EM não gosta de intestino preso, (acho que já falei isso aqui no blog).
   - Ovos: Faz bem à memória (ótimo para nós), concentração e energia. Esse último nem preciso falar, né! Energia é tudo que precisamos. Abuse dos omeletes! Tenho uma receita ótima com queijo gorgonzola!
   - Oleaginosos: Encontramos nas castanhas, nozes, pistaches e amêndoas, acho que não esqueci mais nenhum. Adoro! Além de saborosos, melhoram o humor, faz bem para o coração. Hummm... com um prosecco então! 
   - Frutas Vermelhas: Nada como uma boa salada de frutas vermelhas ou até mesmo um suquinho. Melhora as funções cerebrais e  é tudo de bom!!!
   - Sementes: Como a semente de aveia, soja, trigo, linhaça. Melhora o humor e a função cerebral.
     Reza a lenda que, as sementes são reservatórios da vida. Da mesma forma como repousa no sémen um ser humano, em uma semente, adormece uma árvore, um arbusto. Cada variedade, conserva em si a matriz vital completa de uma determinada planta: seu código genético, sua essência e sua vitalidade. Em  cada semente, está toda a aposta de continuidade de uma determinada espécie, e nela a planta deposita o que de melhor. Louco isso, né! É até meio poético, mas imagine o que faz no nosso organismo! Abuse da linhaça nos sucos e, a soja fica muito apetitosa feita como um feijão. Simples e mega nutritivo.
   - Salmão: Melhora a concentração e memória. Maravilha!!! Sou fã!
   - Abacate: Melhora o funcionamento do cérebro mas cuidado, pode engordar e muito. Coma com moderação.
     PS. Não deveria falar, (pura safadeza minha!), mas batido com leite condensado, é de comer rezando-não está mais aqui quem falou.
   - Tomate: Melhora a função cerebral e dez entre dez brasileiros amam, nas saladas, nos molhos, etc...
   - Repolho Roxo: Os alimentos de cor roxa possuem uma substância chamada antociacina, que protege nosso corpo contra infecções (falou comigo!), combate os radicais livres, afasta tumores, doenças vasculares e até contra obesidade.
     PS. Para quem faz uso de cortisona, uma ótima dica!
   - Espinafre: Rico em ferro, quer melhor que isso?
   - Chá Verde: Além de ser bom para memória, a erva desintoxica, desincha e ajuda a queimar gordurinhas. Olha a cortisona aí de novo!!! 
  - Banana: Bom para o humor. Minha amiga de longa data! Amo banana, doce de banana, bolo de banana e vai ver que é por isso que sou tão de bem com a vida! Rsrsrsrs...
   Bom, sintetizando, é fácil viver bem com a sua saúde e  o melhor; não mexendo muito no bolso. Além de quê, esses alimentos, não são só para os portadores de EM não, vale para qualquer um.
   Corre para a feira!
          
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário