quinta-feira, 26 de maio de 2011

Posso estar sendo repetitiva, mas vejo um grande número de pessoas que "nunca" ouviram falar em Esclerose Múltipla. Eu mesma quando ouvi pela primeira vez (1 mês antes do meu casamento), quase caí pra trás !
    Ouço muito falar em "esclerosado", quando querem se referir a alguém que não está mais "batendo bem da cabeça" ou simplesmente esquecido. Pode ser sim ! Por quê não ? A esclerose é como se fosse um deterioramento das capinhas de uma espécie de "fiação" que temos na cabeça (cérebro). Nossa ! Que assustador ! Imagina ter alguma coisa dentro da cabeça ! Estragada ainda por cima ! NADA DISSO !!!!!! Isso não me pertence !!!!
     Passo o meu dia repetindo isso pra mim mesma ! Não, eu não falo sozinha, eu simplesmente, tento provar pra doença que ela tenta, mas não consegue !
     Já escutei inúmeras vêzes: "Mas voçe é bonita"! , "mas voçê é jovem"! "como foi te acontecer isso"!!!!!!
     Oras bolas, eu tenho esclerose múltipla assim como fulana tem diabetes, fulano tem epilepsia,  asma,  artrite...
     O grande engano das pessoas é acharem que quando se tem algo, a gente deve andar com cara de coitada, como se tivesse pena de si mesma. Passo muito por isso...
     E tem também o "preconceito". Esse é o pior !
     Às vêzes escuto: "Nossa ! o marido dela é um herói"!
     Herói por quê ????? Não era pra ele estar comigo ? Ele tinha que deixar de me amar logo que o médico o informou ? (sim, por que o médico quis falar com ele!), um mês antes do casamento ???? Ou no primeiro surto de "casados", quando eu me levantei de madrugada para ir ao banheiro e não conseguia mais andar ! Foram quinze longos dias de tratamento intensivo !
     Ou era para eu estar toda torta, vesga e horrível e deprimente ???
     Por mais que a esclerose múltipla seja uma doença, o que importa é que : "Eu não me sinto doente" !!! Tenho uma doença crônica sim, com os seus picos, com as suas tréguas, com altos e baixos de qualquer situação. "Doença", essa palavra , é um fardo na vida de uma pessoa. Dependendo da pessoa, ela enfia isso na cabeça, de tal maneira, que ela se faz de coitada, ela se faz de dependente, ela própria "se adoeçe". Isso, definitivamente, não faz parte da minha vida. Não faz parte do meu mundo. Aqui, dentro de mim, não há espaço pra esses sentimentos, nunca houve, nem nunca vai haver !
      Fiz questão de colocar em meu mural do facebook, um vídeo que mostra extamente isso.Pessoas normais, com auto estima elevada e que sabem viver e ter vida normal mesmo tendo a doença. Comprovadamente, pessoas assim, vivem melhor !!!!
    O que eu quero dizer é que : DÁ SIM PARA TER UMA VIDA NORMAL, desde que "voçê" se sinta normal !

2 comentários: